Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 16h49

“A CASA DO ADJUNTO”

A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), “A Casa do Adjunto”, sediada em Cruz Alta-RS, é um Estabelecimento de Ensino Militar Bélico, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, que tem a missão singular de aperfeiçoar Sargentos das Armas e habilitar os  Adjuntos de Comando do Exército Brasileiro.

A criação da Escola foi determinada pela Portaria Ministerial Nr 043 - RES, de 10 de julho de 1992 com o nome de Centro de Instrução de Aperfeiçoamento de Sargentos do Comando Militar do Sul (CIAS-Sul), e teve suas atividades iniciadas em 1º de fevereiro de 1993, no aquartelamento do, então, 17º Batalhão de Infantaria, que foi transferido para a cidade de Tefé-AM.

Nestes 29 anos de existência, a EASA consolidou-se como uma Instituição de Ensino de referência no Exército no que diz respeito ao desenvolvimento da Dimensão Humana, especificamente relacionada aos Sargentos. Nesse período, foram aperfeiçoados 22.730 Sargentos do Exército Brasileiro e mais 194 sargentos das Nações Amigas, que frequentaram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, habilitando-os aos cargos de Auxiliar de Estado-Maior em todos níveis, bem como exercer o comando de frações, dentro das peculiaridades de cada Arma.

No ano de 2016, o Exército distingiu mais a missão institucional da Escola ao criar o Curso de Adjunto de Comando e implantá-lo na “Casa do Adjunto”. Curso esse, que foi concebido no Processo de Transformação do Exército aproveitando o aprendizado da própria Escola na valorização do Sargento, pelo qual, habilita Primeiros Sargentos e Subtenentes, para ocupar cargos e exercer funções de Adjuntos de Comando. Nesse período, foram habilitados 1073 Subtenentes e Sargentos, sendo 06 militares de nações amigas, 16 Policiais Militares, 01 Bombeiro Militar do Estado do Mato Grosso e 01 Primeiro-Sargento da Marinha do Brasil.

A EASA, “A Casa do Adjunto”, possui à capacidade de disseminar rapidamente a nova dinâmica Doutrinária e Administrativa para a Força. Assim, o Adjunto de Frações e o Adjunto de Comando constituem cargos cada vez mais relevantes para a ligação entre o Comando é a Tropa.

registrado em:
Fim do conteúdo da páginaaa