Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A Guarnição
Início do conteúdo da página

EASA

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 09h00

 

Apresentação

 

 

Uniformes para apresentação na EASA:

Os militares do corpo permanente deverão apresentar-se com o uniforme 5º A1.

 

 Os Sargentos-Alunos poderão apresentar-se trajando roupa civil.

Serviços

Serviços prestados por permissionários na EASA:

- Alfaiataria com artigos militares e prestação de serviços;

- Barbearia;

- Caixa Eletrônico do Banco do Brasil; e

- Cantina.

 

Cruz Alta

Cruz Alta é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 28º 38 '19" sul e a uma longitude 53º 36' 23" oeste, com altitude média de 452 metros do nível do mar. É conhecido como município do Guarani, dos Tropeiros e de Érico Veríssimo.[7] O acesso à cidade se dá pela BR-158, no eixo norte-sul, pela BR-377, a leste, e também pela RS-342, a oeste. O município se localiza num entroncamento rodoferroviário na região centro-norte do estado, contando também com a presença de um porto seco no nordeste da cidade.

História

A história de Cruz Alta remonta ao final do século XVII, quando uma grande cruz de madeira foi erguida a mando do padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegg, em 1698, logo após a fundação de São João Batista nos Sete Povos Missioneiros. Mais tarde, com a celebração do Tratado de Santo Ildefonso em 1777, a linha divisória (Campos Neutrais) que separava as terras da Espanha das de Portugal, cortava o território rio-grandense pelos divisores de água exatamente por esse local onde existia a grande cruz e uma pequena Capela do Menino Jesus. A partir de então, este imenso "corredor", recebeu um grande fluxo de pessoas das mais variadas atividades, como comerciantes, imigrantes, etc. A cruz alta tornou-se ponto de invernada e um grande pouso para milhares de tropeiros oriundos de Sorocaba na capitânia de São Paulo, que se dirigiam até a Feira de Sorocaba para comercialização dos animais muares (mulas).

O local consolidou-se ainda no final do século XVIII como pouso dos tropeiros paulistas, estes homens que eram conhecidos pelos gaúchos primitivos como "birivas", e muitos passaram a residir nas proximidades, até que, no início do século XIX, depois de uma tentativa sem sucesso, mudaram-se então mais para o norte, estabelecendo-se onde hoje está a cidade de Cruz Alta, cuja fundação se deu no dia 18 de agosto de 1821 em resposta a uma petição feita pelos moradores. A água das vertentes do Arroio Panelinha, que abastecia os viajantes, deu origem à "Lenda da Panelinha", que prega o retorno a Cruz Alta daqueles que em suas águas saciarem a sede.

Cruz Alta foi criada por uma Resolução Imperial em 11 de março de 1833, pelo Presidente da Província da época, Manuel Antônio Galvão. Tornou-se então um dos maiores e mais importantes municípios do Estado do Rio Grande do Sul, quando foi desmembrado de Rio Pardo (um dos quatro municípios iniciais do Estado).

De Cruz Alta, outrora com um imenso território, originaram-se 242 municípios, que se subdividiram ainda mais ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. Alguns municípios filhos de Cruz Alta são: Passo Fundo (1857), Santa Maria (1857), Santo Ângelo (1873), Palmeira das Missões (1874), Vila Rica (hoje Júlio de Castilhos, 1891), Ijuí (1912), Panambi (1954), Ibirubá (1954), Fortaleza dos Valos (1982), Boa Vista do Cadeado (1996), Boa Vista do Incra (1996), entre outros.

Importantes personalidades gaúchas nasceram em Cruz Alta, como o escritor Erico Veríssimo, o político Júlio de Castilhos, o senador José Gomes Pinheiro Machado, os generais Salvador Pinheiro Machado e Firmino de Paula, o médico Heitor Annes Dias, o poeta Heitor Saldanha, o jornalista Justino Martins, e o artista plástico Saint Clair Cemin.

Cruz Alta foi elemento importante em alguns dos principais acontecimentos que o estado vivenciou, como, por exemplo, na Revolução Farroupilha, quando o município recém criado foi alvo de incursões militares e especulações políticas em sua Câmara de Vereadores, além de receber o Alto Comando Farrapo em janeiro de 1841 com a presença de Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Anita Garibaldi e David Canabarro. Já na Guerra do Paraguai, Cruz Alta forneceu vários voluntários da pátria, que lutaram sob o comando do Coronel Jango Vidal e do Brigadeiro José Gomes Portinho (depois agraciado com o título de Barão da Cruz Alta) nas Companhias de Voluntários nºs 19 e 40 e da 4ª Divisão de Cavalaria.

Em 12 de abril de 1879, a Lei nº 1075, elevou a categoria de Cruz Alta de vila para cidade.

Em maio de 1879, a cidade passou a contar com serviços de telégrafo.

A partir de 1870, os movimentos ocorridos na cidade em favor da abolição da escravidão culminaram, em 30 de agosto de 1884, na extinção do escravismo dentro de suas fronteiras.

Durante a Revolução de 1893, o município foi apelidado de "Ninho dos Pica-paus", sendo um dos mais importantes palcos dos acontecimentos, e também o lugar onde a prática da degola neste período foi mais intensa. Cruz Alta foi atacada em 26 de agosto de 1894 pelas tropas maragatas sob o comando de Aparício Saraiva, irmão de Gumercindo Saraiva (morto dias antes em Carovi, perto de Santiago), com aproximadamente 1.500 homens. A cidade foi atacada por oito horas sem tréguas.

Já na Revolução de 1923, hordas de tropas circulavam incessantemente por seu território, depois dos alinhavados permeados de conchavos registrados nas dezenas de correspondências trocadas entre Borges de Medeiros e Firmino de Paula e Silva para maquinar os destinos da Revolução.

 

Marco Inicial

A cruz de concreto pintada de branco hoje existente é alusiva a que ficava no mesmo local, onde em 1698 os jesuítas ergueram uma alta cruz de madeira, como marco territorial das missões espanholas na região. Localiza-se a 15 quilômetros ao sul de Cruz Alta, no lugar conhecido por vários nomes entre eles, Encruzilhada da Cruz Alta, Benjamin Nott ou ainda "Cruz Alta Velha".

Memorial Lenda da Panelinha

Localizado entre a esquina das ruas General Felipe Portinho e General Andrade Neves, no centro da cidade. Um belo recanto com vertente d'água e esculturas em bronze do artista plástico cruz-altense Jorge Schroeder, retratam a mais conhecida das lendas da localidade. Uma índia oferecendo água para um tropeiro é o fator simbólico de "quem bebe a água da Fonte da Panelinha, retornará sempre para Cruz Alta". Conta a história que havia um arroio que se chamava Panelinha, cujas águas serviam para matar a sede dos tropeiros que levavam mercadorias do interior do Rio Grande do Sul para Sorocaba, São Paulo. As índias da região davam de beber a esses tropeiros e eles sempre retornavam. A partir disso foi se solidificando a crença de que "quem bebe da água da Panelinha sempre volta". Com o passar do tempo ergueram-se casas a beira da Panelinha, e lentamente esse povoado virou cidade.

 

Monumento de Nossa Senhora de Fátima

Popularmente conhecida como a "Santinha", o Monumento de Nossa Senhora de Fátima está erguido em um pedestal de 31 metros de altura. Foi inaugurado em outubro de 1952 sobre área doada por Henrique Scarpellini. Todo ano no segundo domingo do mês de outubro, milhares de devotos de toda região vão até o monumento participar da Romaria, além de pedir e pagar Graças.

Ensino superior

UNICRUZ - A Universidade de Cruz Alta está presente na cidade desde 1988. Possui mais de 4.500 alunos e 28 cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Seu campus, denominado "Dr. Ulisses Guimarães" localiza-se a 7 km, ao norte da cidade.

É sede regional da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), com cursos adequados à realidade local. Seu prédio está situado no Edifício do Ipê, na Rua Andrade Neves.

FACCENTRO - Faculdade e Curso Técnico. Rua Barão do Rio Branco, 1255.

Ensino EAD (Educação À Distância)

UAB - Universidade Aberta do Brasil , situadas no Edifício do Banco Santander, na esquina da Avenida General Osório com o Calçadão da Rua Pinheiro Machada, zona central da cidade.

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná , situada na esquina da Rua Mauriti com a Rua Copacabana, zona leste da cidade.

UNIP - Universidade Paulista , situada no Shopping Erico Verissimo, junto a escola de cursos New Life, zona nordeste da cidade.

UNINTER - Centro Universitário Internacional , situada na Rua General Câmera, próximo a Unidade Cruz Alta UNICRED, zona central da cidade.

UNIASSELVI - Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci , situada na Rua Voluntários da Pátria, 550 - Shopping Érico Veríssimo sala 124.

 

Ensino Médio e Fundamental

Colégio Franciscano Santíssima Trindade, situado na R. Pinheiro Machado, 122 - Centro, Cruz Alta - RS, 98005-000. Site: <http://www.colegiosantissima.com.br/>. Fone: (55) 3322-4977 e (55) 3303-5551.

Escola Cooperação, situado na Avenida Venancio Aires, 9, Centro Cruz Alta - RS CEP: 98025-790. Fone: (055) 3322-1177.

Instituto Estadual Educacional Prof Annes Dias, situado na Rua Mariz e Barros, 1048 Centro Cruz Alta - RS CEP: 98005-120. Fone: (55) 3322-8420. Email para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Escola Estadual Margarida Pardelhas, situada na Rua Avenida General Camara, 326 - Centro, Cruz Alta - RS CEP: 98025-780. Fone: (55) 3322-7455. Email para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Gabriel Álvaro de Miranda, situada na R. Procópio Gomes, 870 - Centro, Cruz Alta - RS, 98005-250.

Educação Infantil

Colégio Franciscano Santíssima Trindade, situado na R. Pinheiro Machado, 122 - Centro, Cruz Alta - RS, 98005-000. Site: <http://www.colegiosantissima.com.br/>. Fone: (55) 3322-4977 e (55) 3303-5551.

Baby Disney, situada na Rua Dr. Candido Machado, 106 - Lizabel, Cruz Alta - RS, CEP: 98005-090. Fone: (55) 3322-5612. Email para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Anjo da Guarda, situada na Avenida Presidente Vargas, 996 Centro Cruz Alta - RS CEP: 98005-250. Fone: (55) 3322-6005.

Escolinha Arco-iris, situada na Voluntarios da Patria, 1068 Centro Cruz Alta - RS CEP: 98025-970. Fone: (55) 3324-2691. Site: <escolinhaarcoiris.wix.com>.

Estação Criança, situada na Rua General Camara, 1069, Casa - Centro, Cruz Alta - RS, CEP: 98025-780. Fone: (55) 3303-4003. Email para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Serviços de Saúde

Posto Médico da Guarnição de Cruz Alta (PMGuCA), situado na R. Dr. Borges de Medeiros, 163 - Centro, Cruz Alta - RS, 98005-11, atendimento de 07:00 a 19:00 no Serviço de Pronto Atendimento.

Hospital Santa Lúcia, situado na R. Cel. Pilar, 748 - São Miguel, Cruz Alta - RS, 98025-220, atendimento 24h no Serviço de Pronto Atendimento (FUSEx).

Hospital São Vicente de Paulo, situado na Av. Venâncio Aires, 163 - Centro, Cruz Alta - RS, 98025-790, atendimento 24h no Serviço de Pronto Atendimento (FUSEx).

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal de Cruz Alta, Av. Venâncio Aires, 1781 - Centro, Cruz Alta - RS. Telefone (55) 3322-7777. Atendimento 24h.

Posto de Saúde ESF X VILA NOVA MARIA INES FACCIN, situado na R. Três de Outubro - São João. Telefone (55) 3322-7841. Horário de funcionamento 07:00 a 17:00. Atende aos moradores da região em que se situa a EASA.

Próprio Nacional Residencial (PNR) - EASA

A EASA possui 4 PNR para Of Sup,  11 PNR para Cap/Ten e 16 PNR para S Ten/Sgt.

O tempo médio de espera nas filas é de:

Of Sup - 12 (doze) meses;

Cap/Ten - 18 (dezoito) meses; e

ST/Sgt - 24 (vinte e quatro) meses.

A vila de Of Sup é situada no Centro da cidade, nas proximidades do Cmdo AD/3, entre as Ruas Gen Osório,  Mal. Deodoro da Fonseca, Mariz e Barros e Rua Mal Floriano Peixoto.

A vila de Cap/Ten e ST/Sgt, está situada na vila Militar, nas proximidades da sede campestre do Grêmio de Subtenentes e Sargentos de Cruz Alta, entre as Ruas Gen Daltro Filho e a Trinta e Um de Março.

registrado em:
Fim do conteúdo da páginaaa