Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cruz Alta

Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 16h44

Geografia

Superfície

A superfície ou espaço ocupado pelo Município de Cruz Alta é de 1.360,37 km2, sendo 79,2 km2 na área urbana.

Forma

O Município de Cruz Alta possui a forma de um quadrilátero levemente alongado no sentido Nordeste Sudeste em relação a posição do Rio Grande do Sul, sendo pequenas as distâncias entre os pontos opostos e não havendo quaisquer obstáculos entre os mesmos que impeçam comunicações e transportes no seu interior. A cidade possui a forma de um funil, em que a ponta de despejo corresponde ao sul. Sobre o eixo desse funil, existe um obstáculo à integração da malha urbana: uma via férrea, que se bifurca sobre as bordas e segmenta a cidade em três partes.

Posição

A posição geográfica de Cruz Alta, é a seguinte:

Absoluta:
   28º 38' 19'' de latitude
   53º 36' 23'' de longitude

Relativa:
   Planalto médio do Rio Grande do Sul.

Limites

   O Município de Cruz Alta limita-se:
   Ao Norte:
   Com os Municípios de Pejuçara, Santa Bárbara do Sul e Ibirubá;
   Ao Sul:
   Com os Municípios de Tupanciretã e Júlio de Castilhos;
   A Leste:
   Com os Municípios de Ibirubá, Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro;
   A Oeste:
   Com os Municípios de Ijuí, Augusto Pestana e Jóia.

Geologia

Predominam as rochas eruptivas básicas, principalmente o basalto, sendo o restante do solo desenvolvido do arenito de Botucatu ou mistura deste com basalto. A unidade de Cruz Alta possui 37% desta composição.

Topografia

O relevo predominante do município é o ondulado. A maior altitude do relevo situa-se entre 400 e 500 metros em relação ao nível do mar. A área urbana possui altitudes que variam de 390 a 480 metros em relação ao nível do mar. De relevo pouco acidentado, predominam as coxilhas e a vegetação rasteira, sendo sua economia alicerçada na pecuária e agricultura. Destaca-se o cultivo de soja e trigo. Pioneira no cultivo do cereal-rei e na mecanização da lavoura, ostenta, orgulhosamente, o título de "CAPITAL NACIONAL DO TRIGO".

Hidrografia

O Município não apresenta bacias fluviais ou mesmo rios de importância, com exceção do rio Jacuí, em sua fronteira Oeste, que possui elevado potencial hidroelétrico que já vem sendo devidamente explorado. Existem outros rios permanentes, mas de pequeno vulto e importância, tais como: Ivaí, Cambará e Conceição. Não obstante, diversos arroios e córregos cortam o Município e a cidade, que se situa exatamente em cima de um importante divisor de águas: o das bacias dos rios Uruguai e Jacuí.

Clima

O clima do Município de Cruz Alta, segundo classificação de Koppen, é o sub-tropical. Com verões quentes, pluviosidade no mês mais seco entre 30 e 60 mm, a prescipitação média anual é de 1.300 mm; Com temperaturas médias de 22º C e superiores no mês mais quente e 18º C e inferiores no mês mais frio, a média anual é de 20º C.

População: 62.821 habitantes (fonte: http://www.ibge.gov.br)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da páginaaa